O seu carrinho está vazio.
O Processo Produtivo do Bordado Madeira
Antes de chegar às mãos do consumidor final cada peça de Bordado Madeira tem a sua própria história. Tudo começa pela inspiração do desenhador que tradicionalmente elabora os seus desenhos em papel vegetal. Este desenho é depois passado ao picotador que vai picotar o papel vegetal ao longo de todo o desenho. Após a picotagem segue-se então a fase da estampagem. Aqui é passada uma esponja com uma tinta azul especial, sobre o papel, que à medida que vai passando nos pequenos buracos vai marcando no tecido as áreas que deverão ser bordadas.
Uma vez terminado o processo de estampagem, o tecido será preparado e enviado para a bordadeira que vive no campo. Na sua casa, envolvida pela intensa e magnífica paisagem da ilha, ela desenvolverá um trabalho minucioso e perfeccionista. O carácter do Bordado Madeirense será, em grande parte, determinado pelas suas mãos ágeis e pacientes que ao longo de muitas horas vão compondo um trabalho de beleza única e genuína.
Concluído o trabalho da bordadeira, as peças regressam à fábrica, onde os trabalhos serão verificados, recortados, lavados e passados a ferro. Só após todas estas operações o Bordado estará pronto para ser certificado e vendido no mercado regional nas nossas lojas ou exportado para os nossos clientes.