Total 0,00 € (0)
 x 

O seu carrinho está vazio.

 Login     
  Desenho   Curvimetro   Picote   Chapas estamparia   Estampar  
  Desenho

  Curvimetro

  Picote

  Chapas estamparia

  Estampar

 
  Peça estampada   Bordar   Lavar   Engomar   Recorte  
  Peça estampada   Bordar   Lavar   Engomar   Recorte  

O Processo Produtivo do Bordado Madeira

  Antes de chegar às mãos do consumidor final cada peça de Bordado Madeira tem a sua própria história. Tudo começa pela inspiração do desenhador que tradicionalmente elabora os seus desenhos em papel vegetal.

Este desenho é depois passado ao picotador que vai picotar o papel vegetal ao longo de todo o desenho. Após a picotagem segue-se então a fase da estampagem. Aqui é passada uma esponja com uma tinta azul especial, sobre o papel, que à medida que vai passando nos pequenos buracos vai marcando no tecido as áreas que deverão ser bordadas.

Uma vez terminado o processo de estampagem, o tecido será preparado e enviado para a bordadeira que vive no campo. Na sua casa, envolvida pela intensa e magnífica paisagem da ilha, ela desenvolverá um trabalho minucioso e perfeccionista. O carácter do Bordado Madeirense será, em grande parte, determinado pelas suas mãos ágeis e pacientes que ao longo de muitas horas vão compondo um trabalho de beleza única e genuína.

Concluído o trabalho da bordadeira, as peça regressam à fábrica, onde os trabalhos serão verificados, recortados, lavados e passados a ferro. Só após todas estas operações o Bordado estará pronto para ser certificado e vendido no mercado regional nas nossas lojas ou exportado para os nossos clientes.