PONTOS DO BORDADO MADEIRA
De mão em mão, o Bordado Madeira atravessa um processo meticuloso. De ponto em ponto, as mãos dedicadas das bordadeiras vão tornando realidade o sonho do desenhador. As imagens ganham forma e relevo. E no final, unidas todas as laçadas, as peças proporcionam momentos e experiências em que a tradição e a inovação passam a contar a história de cada família e de cada geração.
Os bordados feitos na nossa ilha abrangem, praticamente, quase todas as modalidades em voga em todo o país, quer em configuração quer nos “pontos” e por esse motivo é vasta a denominação dos mesmos, que vamos apontar tanto quanto possível.
Ponto Matiz
O Ponto Matiz são os fios bordados, dispostos como no ponto chão, sendo uns mais curtos e outros mais longos, interpenetrando-se assim as cores.


Ponto Chão
Ponto Chão é muito semelhante ao é um ponto não urdido um pouco inclinado e não apertado.
ARRENDADOS ou PONTO CRIVO
É um dos pontos mais dificeis de executar, quer pela tiragem dos fios, quer pelo remate dos que permanecem. De acordo com a estrutura resultante pode ser designado de cruzinhas, latadinha e olho de passarinho.


BASTIDOS ou PONTO CHEIO
É produzido em alto relevo devido à urdidura ou “linha deitada” e depois coberto com “ponto de cetim”. Os granitos com mais 6 mm de diâmetro são conhecidos como granitos bastidos, o mesmo sucede com as folhas fechadas com mais de 8 mm que são folhas bastidas.
VIÚVA
Este ponto é uma composição de dois pontos que formam espécie de trevo ou flor de cinco folhas ou pétalas, formada por bastidinhos à volta e um ilhó no centro.


SOLTEIRA
Este ponto é uma composição de dois pontos que formam espécie de trevo ou flor de cinco folhas ou pétalas, formada por bastidinhos à volta e um garanito no centro.
CASEADOS ou PONTO DE RECORTE
Este é feito sobre urdido (linha deitada) e a dois tempos. E no segundo tempo, a agulha passa por cima da Linha, a ser puxada, e produzindo uma lançada que, ao ser apertada cria um rebordo resistente e apto a ser recortado sem desfazer o ponto. Temos a variante do caseado bastido e o caseado bastido de “unhas”.


CAVACAS
A Cavaca, na verdade, é um conjunto de vários pontos, o que lhe dá o nome é o formato do desenho. As Cavacas são vários círculos divididos em quatro meios semi-círculos cujo centro é geralmente bordado com um garanito ou ilhó. Este ponto deriva do ilhó e das folhas abertas.
GRANITOS ou GARANITOS
Estes são pequenas circunferências. Pequenos pontos cheios separados uns dos outros. São seguidos quando o espaço entre eles é pequeno (3 mm) e passam de um para outro sem cortar a linha e rematados quando o espaço é superior a 3mm.


ILHÓS
São feitos abrindo um buraco forçado pela passagem da agulha e da linha pela primeira abertura; e, assim sucessivamente, circulando-a. Há quem use o fura-ilhó para tal. Não são urdidos quando mínimos (fazem-se com 1 mm de diâmetro). Porém, a partir de um certo diâmetro, as bordadeiras que os fazem bem-feitos, deitam linha; isto é, cobrem a ponto cordão o círculo desenhado do ilhó sobre a linha deitada (urdida).
PONTO ESCADA ou AJOUR
É um ponto feito entre dois fios retirados paralelamente. Entre os dois fios que marcaram a largura retiram-se todos o outros, ficando assim somente os fios descendentes (ou ascendentes). Então, em quantidades exactamente iguais, estes fios são apanhados e presos com pontos simples: e vai surgindo como que uma escada simples. Daí o nome. Prende muito bem baínhas e “barras”.


PESPONTO ou PONTO AREIA
Este ponto tem a finalidade de sombrear o espaço.ou seja, para encher superfícies lisas sombreando o tecido. É um técnica que exige perícia e paciência da bordadeira de forma a que os pespontos surjam bem distribuídos e iguais no tamanho e densidade pela área a preencher.
RICHELIEU
O Richelieu, vindo de França, abriu as portas à criatividade do desenhador, deixando de parte o aspecto formal para se tornar numa autêntica obra de recorte e bordado. O oficial compõe-se a partir do cordão, como o Richelieu que se compõe de caseado liso.


OFICIAL
O desenho é do mesmo género do Richelieu, mas o ponto Oficial é todo feito em cordão, incluindo as brides, ao passo que o ponto Richelieu é caseado liso. O Oficial é, contudo, um ponto mais antigo no bordado Madeira.
PONTO CORDÃO ou PAU
Neste ponto, é deitada uma linha que depois é envolvida em espirais unidas e uniformes. Chamam também este ponto de Pau, porque as composições que sugerem caules ou troncos ou ramos, e as bordadeiras entendem por e chamam também ponto pau.


PONTO CORDA ou PÉ DE FLOR
Este é um ponto que a linha é colocada em pequenas linhas, em que a agulha entra na mesma entrada, para que os conjunto de ponto parece uma linha, um fino pé de flor, que formam os mais diversos desenhos.
PONTO FRANCÊS ou PONTO PARIS
Este ponto serve especificamente para prender o tecido onde o desenho a ser aplicado está desenhado (estampado) sobre o tecido de fundo onde o bordado se desenvolve. Este pode ser singelo ou duplo para aplicações de tecido simples ou sobreposto.


PONTO SOMBRA ou REVÉS
Este ponto é feito somente em tecidos leves como o caso da cambraia, organdie, ou outros tecidos que têm alguma transparência. Este ponto é bordado pelo avesso. Este produz, naturalmente, um efeito perfeito de sombra.