Total 0,00 € (0)
 x 

O seu carrinho está vazio.

 Login     
 

ROTEIRO HISTÓRICO DO BORDADO MADEIRA NA BORDAL

ROTEIRO HISTÓRICO DO BORDADO MADEIRA NA BORDAL

Na Bordal é possível visitar o Roteiro Histórico do Bordado Madeira que está patente lado a lado com a sua produção. Este percurso retrata cerca de 150 anos de história do processo artesanal de produção do Bordado Madeira que continua com a mesma autenticidade desde o seu inicio.

O QUE ENCONTRARÁ NO ROTEIRO HISTÓRICO DA BORDAL?


FOTOGRAFIAS ANTIGAS

Neste roteiro são as fotografias de antigas fábricas, do Museu de Fotografia Vicentes, que nos guiam e mostram o processo de fabrico do Bordado Madeira. Estas fotos estão colocadas exactamente onde hoje essa produção é feita ao vivo na fábrica da Bordal.

DESENHOS ANTIGOS

Neste ponto do roteiro é possível encontrar antigos catálogos, esquadros, compassos de madeira e livros e desenhos antigos. A Bordal tem neste momento uma coleção extensa de mais de 40 mil desenho originais utilizado para a produção do Bordado Madeira

CHAPAS E PASTAS DE ESTAMPARIA

É possível ver materiais e fotografias antigas que mostram o processo da passagem do desenho do bordado para o tecido através da 'bola' que passa a tinta azul sobre as chapas. Neste ponto encontramos os primeiros registos de estamparia e a antiga pasta utilizada. A pasta antiga foi substituída por um produto especial criado pela Bordal, visto que a anterior pasta continha petróleo o que a tornava muito intensa e nociva.

RECEBEDORIA, DOCUMENTOS E LIVROS DE REGISTO

É possível visitar a zona onde antigamente e ainda hoje as bordadeiras se dirigem para receber os tecidos a bordar em suas casas. O mesmo local onde posteriormente os entregam. Neste espaço a Bordal guarda documento únicos e raros do antigo Grémio dos Industriais do Bordado Madeira, e livros e registos da primeira bordadeira e da primeira funcionária da Bordal que remontam a 1962.

PEÇAS BORDADAS E COLEÇÃO DUQUES DE YORK

No terceiro piso da Bordal, encontramos um ponto do roteiro histórico especial, onde estão expostas diversas peças bordadas executadas pela Bordal, desde a data da sua fundação em 1962, das quais destaca-se a réplica do enxoval da primeira filha dos Duques de York, Sarah e André executados em 1988. Podemos encontrar igualmente o primeiro logótipo da Bordal, o primeiro registo de matéria prima e antigos bilhetes de bordados.

O Roteiro Histórico da Bordal pode ser visitado de segunda a sexta-feira.

Horário: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00



WORKSHOP DE BORDADO MADEIRA
JEFF GARNER PROMOVE BORDADO DA MADEIRA ATRAVÉS DA ...

Relacionado

Comentários

 
Nenhum comentário ainda
Já encontra-se registado? Faça o login aqui
Visitante
16-12-2018
Se pretende registar-se, por favor preencha o campo de utilizador, password e nome.

Captcha Image